quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

"Você não escolhe ser Botafogo, o Botafogo te escolhe"

Apelidado de o “Glorioso” pelas goleadas aplicadas no início do século XX, é a equipe de futebol responsável pelo placar mais elástico da história do futebol brasileiro: 24 a 0 sobre o Mangueira, em clássicos, contra o rival Flamengo por 9 a 2 e em uma final estadual, 6 a 2 no Fluminense. O time aplicou 6 a 0 no rival Flamengo no dia de seu aniversário, 15 de Novembro.
É o clube que mais fez artilheiros no Campeonato Carioca, 31 até 2009 e o único tetra-campeão carioca. Em 2009 em uma eleição mundial, com times de 48 países, foi escolhido por jornalistas o escudo mais bonito do mundo, manda seus jogos no estádio mais moderno da América Latina e em 2001 foi escolhido como o clube do século pela FIFA, sendo o 5° maior da América e 12° do mundo de todos os tempos.
Uma vez perguntaram para o Garrincha se ele estava nervoso em jogar pela seleção, e ele respondeu "Eu não, aqui é a mesma coisa de jogar no Botafogo, afinal só tem jogadores do Botafogo".
O alvinegro foi muitas vezes base da Seleção Brasileira, e é o recordista (muito superior em relação ao outros clubes cariocas) de convocações, tendo 97 jogadores chamados no geral e também 46 convocações para Copas do Mundo, sendo que, é o clube mundial que mais teve jogadores artilheiros em copas (Amarildo, Garrincha e Jairzinho). Os únicos Mundiais em que o Brasil não teve jogadores botafoguenses foram os de 1994, 2002 e 2006. Em 1934, na Itália, a seleção nacional chegou a ter nove jogadores do clube, outro recorde. Em 1958 e 1970 tinha três titulares e em 1962 cinco (sendo o clube que mais teve jogadores campeões mundiais numa mesma edição de copa do mundo) anos em que o Brasil sagrou-se campeão. Jairzinho inclusive marcou seu nome na historia em 1970, ao marcar gols em todos os jogos, sendo até hoje o único atleta a conseguir tal feito de todo o mundo.
Na seleção da FIFA dos maiores jogadores de todos os tempos, BOTAFOGO é o clube que mais tem jogadores selecionados, dos 5 jogadores brasileiros que estão no Hall da Fama da FIFA, três são do Botafogo , dois entre os onze iniciais, fato que nenhum outro clube do mundo possui. O Botafogo é um dos poucos clubes brasileiros que já jogou em nome da seleção, fato ocorrido no ano de 1968.
Detém também, ao lado do rival Flamengo, a maior sequência invicta do futebol nacional: 52 partidas e do Campeonato Brasileiro, lidera sozinho com 42 jogos invicto. É o maior vencedor cario do torneio RJ-SP com 4 conquistas, o primeiro clube carioca a ganhar um titulo nacional, a Taça Brasil em 1968, o primeiro grande clube a conquistar um titulo, em 1906.
O Botafogo foi o primeiro clube terminar a primeira fase da Copa Libertadores da América invicto, em 1963, quando chegou até às semifinais sem derrotas.Em 1973 o Botafogo obteve o melhor ataque da competição e o artilheiro, Jairzinho, chegando também as semifinais. O time notabilivaza-se também pelas muitas excursões que fazia pelo exterior, disputando competições extra-oficiais e amistosos, grande parte na América e na Europa, jogos que eram muitas vezes mais valorizados que a própria Libertadores, que pelo desinteresse deixou de contar com times importantes de Brasil e Argentina em algumas edições por conta das múltiplas excursões pelo mundo, mais lucrativas e prestigiadas.
Assim, o Botafogo já jogou em mais de 100 cidades pelo mundo todo, nos cinco continentes, é o clube do Rio de Janeiro que mais fez partidas contra adversários estrangeiros, 504 até setembro de 2008. Foi o primeiro clube brasileiro a vencer uma seleção (como os 7 a 1 na seleção mexicana, 11 a 0 na venezuelana, os 6 a 0 na Holanda, 4 x 1 na seleção do Uruguai e claro... o único time do Brasil a vencer os los hermanos argentinos por 2 a 1) e uma equipe estrangeira (tem como fregueses Boca Juniors, Barcelona, Arsenal, Real Madrid, Atlético de Madrid e Milan, Juventus e Penarol dentre os mais conhecidos mundialmente), além de ter sido também a primeira equipe a ganhar de uma seleção estadual, vencendo a seleção paulista.
O Botafogo sagrou-se a única entidade esportiva brasileira campeã em três séculos distintos, XIX, XX e XXI. O Fogão também é o único clube campeão de terra, mar e ar em um mesmo ano e que em uma temporada ganhou mais de 120 títulos em vários esportes olímpicos. Venceu, entre outras competições, os estaduais de futebol, remo e aeromodelismo em 1962 é o único clube campeão de terra, mar e ar em um mesmo ano. Venceu, entre outras competições, os estaduais de futebol, remo e aeromodelismo em 1962. O time serviu de inspiração para a fundação de outros clubes homônimos, como por exemplo, o Botafogo da Paraíba, o Botafogo de Brasília, o Botafogo de Cordinhã em Portugal, o Botafogo de Cabo Verde, na África, entre outros.